Já saiu o novo Aviso relacionado ao Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis, do Fundo Ambiental (FA). Os interessados têm agora até 31 de outubro de 2023, ou até que os 30 milhões de euros alocados se esgotem, para enviar suas candidaturas e concorrer ao incentivo. Reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente, a melhoria dos níveis de conforto para os seus utilizadores, a melhoria da qualidade do ar interior, o benefício para a saúde, a extensão da vida útil dos edifícios, o aumento da sua resiliência, a redução da fatura e da dependência energética do país, bem como a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). São elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação, considerando as seguintes intervenções: 1) Substituição de janelas ineficientes por janelas eficientes, classificadas como “A+” em termos de eficiência energética.2) Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos.3) Sistemas de aquecimento e/ou resfriamento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que utilizem energia renovável, com classificação energética “A+” ou superior.4) Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros dispositivos para a produção de energia renovável para autoconsumo, com ou sem armazenamento.5) Intervenções que visem a eficiência hídrica. Com base nos resultados das fases anteriores, o Programa enfrenta desafios significativos, como diversificar geograficamente os investimentos, implementar medidas em edifícios multifamiliares e adotar medidas passivas (reabilitação térmica das superfícies opacas e envidraçadas). Para enfrentar esses desafios, será estabelecido um sistema de majorações. A S.ENERGIA oferece apoio de forma gratuita, aos cidadãos interessados em enviar suas candidaturas, incluindo esclarecimento de dúvidas técnicas, elegibilidade, preenchimento da candidatura e outros serviços de apoio à submissão das candidaturas.

Novo Aviso do Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis

Com o financiamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a RNAE (Rede Nacional de Agências de Energia) promove, juntamente com a S.ENERGIA atuando como Parceiro Técnico, a medida +EFICIÊNCIA – Renovação Energética nas IPSS, Municípios, Associações e Coletividades nos seus municípios, no âmbito da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC). Durante o 2º semestre de implementação da medida, a S.ENERGIA tem concentrado esforços na angariação de participantes nos municípios onde atua. Até o momento, sete edifícios pertencentes a IPSS, municípios, associações e coletividades aderiram à medida, demonstrando o interesse dessas entidades em melhorar a eficiência energética dos seus espaços. Com o objetivo de iniciar as ações de renovação energética, visitas técnicas foram realizadas em alguns desses edifícios, com o intuito de levantar informações sobre os sistemas de iluminação e aquecimento de água existentes. Esses levantamentos detalhados serão fundamentais para a definição de estratégias personalizadas de eficiência energética e para a identificação de oportunidades de melhoria. No final do 2º semestre, previsto para o final de agosto, e ao longo do próximo semestre, a S.ENERGIA espera angariar mais participantes para a medida +EFICIÊNCIA. Através de parcerias com as entidades locais, a medida busca alcançar um número cada vez maior de edifícios, contribuindo para a redução do consumo de energia e para a melhoria da sustentabilidade. A S.ENERGIA continuará a trabalhar em estreita colaboração com a RNAE e os municípios de ação para expandir a medida +EFICIÊNCIA e garantir uma implementação eficaz. Através dessa iniciativa, espera-se promover uma transformação significativa nos edifícios participantes, proporcionando ambientes mais eficientes, económicos e amigos do ambiente. Fique atento ao website da S.ENERGIA para acompanhar o progresso da medida +EFICIÊNCIA e outras iniciativas de renovação energética em curso. Caso queira saber mais sobre esta medida e participar na mesma, não hesite em contactar-nos através do e-mail geral@senergia.pt ou do contacto telefónico 210 995 139.

Medida +EFICIÊNCIA: S.ENERGIA promove a Renovação Energética em IPSS, Municípios, Associações e Coletividades

Uma medida que foca a Eficiência Energética nas Escolas de uma maneira dinâmica! A S.ENERGIA está a preparar o lançamento público da medida NegaWATT: Menos é MAIS!, uma iniciativa inovadora financiada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em parceria com as Agências de Energia AGENEAL, AMESEIXAL, AREANATEJO, ENA e ENERAREA, no âmbito da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC). A partir de outubro a medida NegaWATT chega às escolas, estando neste momento já inscritas cerca de 40 instituições na Península de Setúbal, Alto Alentejo e Cova da Beira, que no seu conjunto abrangem já mais de 7000 alunos, tendo como objetivos totais a participação de 60 escolas e 8000 alunos. No decorrer do 2º semestre de implementação desta medida estão a ser desenvolvidas as infraestruturas tecnológicas, tanto a app que será a porta de entrada para a participação da comunidade educativa, como as bicicletas estáticas que serão instaladas nas escolas. Toda a solução tecnológica será testada em agosto para garantir que funcione perfeitamente e que em outubro se iniciem as atividades nas escolas com jogos, vídeos e desafios para mostrar como “Menos é MAIS!” no campo da energia. A ideia de que pequenas ações pessoais podem ter um grande impacto coletivo é a base da medida NegaWATT. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a importância de poupar energia e como as suas escolhas diárias podem fazer a diferença através da aplicação e da interação com as bicicletas estáticas. Acompanhe no website da S.ENERGIA para se manter atualizado sobre o progresso da medida NegaWATT e outras iniciativas de eficiência energética em curso.

Medida NegaWATT: Menos é MAIS! promove eficiência energética nas escolas com participação dos alunos

A S.ENERGIA, Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, estará presente na Feira das Comunidades Educativas da Moita, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Maio entre as 9:00h – 12:30h e as 13:30h – 17:30h. O evento, que será realizado pela primeira vez no Parque das Salinas – Alhos Vedros, tem como objetivo promover a educação, a cidadania e a sustentabilidade, e contará com a participação de diversas entidades ligadas à educação e ao meio ambiente. Durante os três dias de feira, a S.ENERGIA irá apresentar o seu trabalho na área da energia, com destaque para os projetos desenvolvidos em parceria com as escolas da região. Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre a agência e seus serviços, bem como participar de atividades interativas relacionadas ao tema da energia. A presença da S.ENERGIA na Feira das Comunidades Educativas da Moita reforça o compromisso da agência em promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região. Não deixe de visitar o stand da S.ENERGIA e conhecer mais sobre o trabalho realizado por nós. Na figura abaixo é exposto o cartaz deste ano da Feira.

S.ENERGIA marca presença na Feira das Comunidades Educativas da Moita

A S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete vem por este meio dar a conhecer a medida “+EFICIÊNCIA – Renovação Energética nas IPSS, Municípios, Associações e Coletividades”, promovida pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional). Esta medida é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ªedição), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e decorre de agosto de 2022 a agosto de 2024. A S.ENERGIA é parceiro técnico na implementação da medida “+EFICIÊNCIA”, que foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficiência energética das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Municípios, Associações e Coletividades, através da substituição de iluminação interior por tecnologia LED e por melhoria no aquecimento de Águas Quentes Sanitárias com integração de Bombas de Calor e Painéis Fotovoltaicos dedicados. Prevê-se uma redução de consumos e custos associados, com uma poupança estimada de 60% em iluminação e 30% na caldeira, com a possibilidade de apoio financeiro até 70% a fundo perdido para instalação destas soluções de eficiência energética. Podem consultar o a brochura deste projeto aqui, que caso o considerem de potencial interesse devem entrar em contacto com a S.ENERGIA, através de geral@senergia.pt (+351 210 995 139) ou manifestar diretamente o seu interesse no link seguinte https://forms.office.com/e/74F01b4ji7.

Medida “+EFICIÊNCIA” promovida pela RNAE com o apoio da S.ENERGIA (IPSS, Municípios, Associações e Coletividades)

A S.ENERGIA colabora com o projeto “CEES – Community Energy for Energy Solidarity” por convite da Coopérnico (parceiro nacional do projeto CEES). Este projeto europeu é financiado pelo programa HORIZON 2020 da União Europeia e tem como objetivo apoiar cooperativas e comunidades de energia a criarem e testarem soluções comunitárias que contribuam para a mitigação da pobreza energética. Neste âmbito, os municípios da área de intervenção da S.ENERGIA (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) recebem nas próximas semanas sessões de sensibilização e informação com o tema “Gastar Bem a Energia”. As primeiras sessões realizam-se no Município do Montijo, e a primeira é já esta 5ªfeira, 9 de fevereiro, pelas 15h nas instalações da Casa do Ambiente no Montijo.

Sessão de esclarecimento "Gastar bem a Energia" – 09 de fevereiro MONTIJO