A S.ENERGIA colabora com o projeto “CEES – Community Energy for Energy Solidarity” por convite da Coopérnico (parceiro nacional do projeto CEES). Este projeto europeu é financiado pelo programa HORIZON 2020 da União Europeia e tem como objetivo apoiar cooperativas e comunidades de energia a criarem e testarem soluções comunitárias que contribuam para a mitigação da pobreza energética. Neste âmbito, os municípios da área de intervenção da S.ENERGIA (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) recebem nas próximas semanas sessões de sensibilização e informação com o tema “Gastar Bem a Energia”. As primeiras sessões realizam-se no Município do Montijo, e a primeira é já esta 6ªfeira, 3 de fevereiro, pelas 15h nas instalações da Academia Sénior de Atalaia, Alto Estanqueiro e Jardia.

Sessão de esclarecimento "Gastar bem a Energia" – 03 de fevereiro ATALAIA

Estão abertas inscrições para a formação piloto, no âmbito do projeto EU Erasmus+ “BUILD2050 – Formação para a Construção Sustentável e Saudável para 2050”, coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). A formação visa contribuir para melhorar a construção, renovação e operação de edifícios saudáveis e sustentáveis a nível europeu através do desenvolvimento de formação integrada e transnacional, em colaboração com pessoas de outros países europeus num contexto interdisciplinar. Trata-se de 8 cursos de formação, cada um com a duração de 25 horas, divididas em 5 semanas consecutivas (ou seja, 5 horas cada semana). Destinatários: profissionais de engenharia e arquitetura, funcionários públicos e privados e alunos de pós-graduação e doutoramento, que residam ou trabalhem num dos países parceiros do BUILD2050 (Itália, Alemanha, Grécia, Polônia, Portugal, Suécia). Prazos:– Abertura da chamada: 17 de janeiro de 2023– Prazo de inscrição: 07 de fevereiro de 2023– Comunicação dos resultados do processo de seleção: 21 de fevereiro de 2023 Os cursos são gratuitos e serão ministrados em inglês, entre março de 2023 e abril de 2024. Os participantes devem frequentar os cursos presencialmente na instituição académica do seu país. Será fornecido um certificado de participação a cada formando, no final de cada curso, desde que respeite a frequência obrigatória de 80%. Cada participante pode candidatar-se a um único curso ou a vários cursos. As inscrições serão então analisadas por um comité internacional que selecionará, no máximo, 10 participantes para cada curso. Inscrição: 1. Preencher o formulário online e descarregar, no mesmo documento: 2. CV em Inglês, de preferência no Formato Europeu, indicando as principais áreas de estudo e experiências de trabalho, assim como eventuais participações relevantes em programas de intercâmbio internacionais. 3. Uma carta de apresentação (em Inglês, com um máximo de 300 palavras), contendo uma breve biografia e elencando os principais interesses e experiências (também internacionais) relacionados com as áreas disciplinares a que se refere esta call. Mais informações: https:/ /build2050.weebly.com/ Contacto da equipa do projeto Build2050: build2050@ips.pt  or projectbuild2050@gmail.com

Formação Piloto BUILD2050 | Candidaturas abertas

Ainda dentro da Semana Europeia da Mobilidade, a S.ENERGIA lança a 3ªedição da competição interescolar “PeddyApp – Para a escola a caminhar” em colaboração com as autarquias da sua área de intervenção, continuando a premiar quem mais anda a pé em cada um dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.  O “PeddyApp – Para a escola a caminhar” tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável, incentivando de uma forma original e inovadora, os alunos a deslocarem-se a pé, desde a sua casa até à escola, assim como nas suas atividades fora do âmbito escolar.  Recorrendo à geo-localização, o PeddyApp promove uma competição amigável entre escolas para premiar os alunos que percorreram mais quilómetros durante a competição. Para participar, os alunos dos 2º e 3º Ciclos, Secundário e Profissional ou os membros das comunidades educativa e local, dos concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete, devem fazer o download da aplicação “PeddyApp” gratuita para Android e iOS e registar-se.  A aplicação irá calcular os quilómetros percorridos a pé diariamente, não só nos percursos para a escola, como em todas as deslocações, e os alunos terão ainda na aplicação PeddyApp “pontos estrela” em alguns locais emblemáticos que ajudarão a somar pontos extra para competição. A competição inicia-se a 3 de janeiro e termina a 31 de março de 2023 e para além de premiar os 3 primeiros classificados, premeia também a escola que arrecadar a maior quantidade de quilómetros percorridos.  Faz download da APP, começa a caminhar e podes ganhar um Iphone! A implementação deste projeto nos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete é da responsabilidade da S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, sendo que o projeto “PeddyApp – Para a escola a caminhar” foi uma iniciativa desenvolvida em 2018/2019 pela AMESEIXAL com cofinanciamento do Fundo Ambiental, alargada desde a sua 2ªedição (2020/2021) ao território de intervenção da S.ENERGIA. Mais informação na nossa página web em http://www.senergia.pt/peddyapp/ consulte o regulamento da competição e siga-nos nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

S.ENERGIA lança 3ª Edição da competição PeddyApp – Para a Escola a Caminhar

Neste ano, em que se comemora a 21.ª edição da SEM, o tema escolhido pela Comissão Europeia foi “Melhores Ligações”. Este tema, que é assente em cinco pilares (pessoas, lugares, transportes públicos, planeamento e políticas), remete à multimodalidade salientando as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia e a possibilidade de oferta de soluções de transporte mais eficientes que podem tornar a mobilidade urbana cada vez mais eficiente e sustentável.  O slogan da campanha da SEM é “Combina e Move-te!”, procurando promover o “transporte multimodal”, ou seja, a utilização de diferentes modos, ou meios de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetes e e-scooters. No dia 22 de setembro  (das 14:30 às 17:00) , a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete colabora com o  Município do Barreiro, na campanha da Semana Europeia da Mobilidade de 2022 através da organização de um evento, a ser realizado nas instalações da StartUP Barreiro, o qual integrará as seguintes atividades: – Realização de um Fórum sobre Mobilidade Urbana Sustentável (com apresentações de várias temáticas); ·       “PeddyApp – Para a escola a caminhar”  ·       Mobilidade Eléctrica ·       Rede Ciclável ·       TCB-Transportes Coletivos do Barreiro – Experimentação de viaturas elétricas com o apoio da Caetano Formula e outros veículos de mobilidade suave da S.ENERGIA.

Semana Europeia da Mobilidade 2022 – Barreiro

No dia 8 de Setembro de 2022, realizou-se através de Webinar o lançamento do segundo ciclo do projeto European PROSPECT+, dedicado ao tema “How your city and region can act faster on climate and energy with limited subsidies: support through PROSPECT+”. Este webinar teve como objetivo motivar as autoridades locais e regionais para participarem no programa PROSPECT+, financiado pelo Horizonte2020, e os instrumentos de financiamento inovadores para investimentos públicos em energia sustentável e mobilidade. Foram também apresentados os mentores do PROSPECT+, entre os quais a OesteSustentável, com o seu projeto OESTELED, considerado caso de estudo replicável na área de iluminação pública (mais informação aqui). O PROSPECT+ é um projeto de capacitação H2020 para a adoção de práticas e políticas de eficiência energética, desenhado para cidades e regiões, que promove uma aprendizagem e troca de experiências com foco em 5 módulos de aprendizagem: 1. edifícios públicos, 2. edifícios privados, 3. iluminação pública, 4. transportes, e 5. ações transversais.  O PROSPECT+ é o sucessor do anterior projeto (Horizonte2020), PROSPECT, onde a S.ENERGIA participou como parceiro nacional, e que ajudou mais de 150 autoridades locais e regionais e 46 agências de energia a tirar partido da aprendizagem com os casos de estudo, e da experiência dos seus pares, a fim de lançar os seus próprios planos de investimento.  Consulte AQUI o folheto PROSPECT+ e AQUI o Website do Projeto.

Lançado o 2ºciclo do projeto European PROSPECT+

A ADENE, através do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos CLASSE, apoia a Primeira Edição dos Prémios Novoperfil: Janelas Eficientes. Os Prémios, instituídos pela Revista Novoperfil, e que contam também com o apoio da ANFAJE, incidem, como o nome indica, sobre uma das áreas de atuação da revista: as Janelas Eficientes. Esta iniciativa tem como objetivo reforçar o envolvimento das empresas e entidades na promoção da eficiência energética dos edifícios, com o desenvolvimento de novas soluções com etiqueta CLASSE+ que contribuam para alcançar as metas de descarbonização e sustentabilidade do parque edificado.  As candidaturas aos Prémios Novoperfil podem ser feitas em duas categorias: Empresas e Projetos. A categoria Empresas é dirigida a empresas aderentes ao sistema CLASSE+ (fabricantes de janelas, fornecedores de materiais de perfil e vidro) A categoria Projetos foca intervenções de excelência na reabilitação ou construção, que envolvam a instalação de janelas eficientes. As candidaturas estão abertas até 29 de julho, às 23h59, podendo os formulários de candidatura ser acedidos através deste link. Neste contexto e no quadro do Protocolo ADENE-RNAE, agradecemos o apoio na divulgação da iniciativa, visando mobilizar entidades, empresas e respetivos projetos sustentáveis. Para mais informações pode ser consultada a página dos Prémios Novoperfil: Janelas Eficientes clique aqui ou contacte a equipa CLASSE+, pelo email classemais@adene.pt.

Prémio Janelas Eficientes

No passado dia 29 de abril a S.ENERGIA participou como oradora no Seminário Eficiência Energética em Edifícios Públicos: Oportunidades e desafios na direção da neutralidade carbónica 2050, incluido na agenda do projeto PrioritEE Plus, financiado pelo programa europeu Interreg Med. Este evento foi organizado pelo LNEG (www.lneg.pt) e pela FCT Nova (www.fct.unl.pt) e as apresentações realizadas foram disponibilizadas na página do LNEG, pelo que poderá também aceder através dos links abaixo: Apresentações Plano de Recuperação e Resiliência e Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública CentralAlexandra Carvalho, Fundo Ambiental ECO.AP 2030: Instrumento para a descarbonização da Administração PúblicaGorete Soares, ADENE Reabilitação de Edificios Públicos: abordagens e soluçõesLaura Aelenei, LNEG Local Policies for Climate ActionJoão Dinis, Câmara Municipal de Cascais A Eficiência Energética como vector de sustentabilidade nos edifícios do Alto AlentejoDiamantino Conceição, AREANA TEJO SISMA PLUS: Avaliação económica da eficiência energéticaOrlando Paraíba, ENA Eficiência programada em edifícios municipaisMiguel Claro, S.ENERGIA PrioritEE PLUS – uma ferramenta de apoio à decisão para investimentos em eficiência energética e integração de energias renováveisJoão Pedro Gouveia, CENSE, FCT-NOVA University Lisbon Mais informações em PrioritEE PLUS -OUTCOMES OF THE PORTUGUESE NATIONAL SEMINAR ON ENERGY EFFICIENCY IN PUBLIC BUILDINGS (interreg-med.eu)

S.ENERGIA no Seminário "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA DIREÇÃO DA NEUTRALIDADE CARBÓNICA 2050"