S.ENERGIA avança com a Medida Caderneta Energética para a Gestão e Otimização Energética em Edifícios

Caderneta Energética

No âmbito da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a S.ENERGIA, em colaboração com as Agências de Energia, AMESEIXAL, AREANATEJO, ENA e ENERAREA, tem vindo a implementar a medida Caderneta Energética. Esta ferramenta inovadora tem como objetivo a otimização e gestão energética dos edifícios.

Durante o segundo semestre de implementação da medida, a equipa realizou inúmeras auditorias simplificadas aos concelhos onde a S.ENERGIA opera, nomeadamente Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Onde o principal objetivo destas auditorias foi a recolha de dados abrangentes sobre os consumos energéticos dos edifícios, a identificação de potenciais áreas de melhoria e a criação de bases sólidas para a execução de ações de eficiência energética.

Ao longo destas auditorias simplificadas, a equipa da S.ENERGIA procedeu à avaliação detalhada de vários edifícios, nomeadamente escolas e equipamentos públicos. Foram analisados os sistemas de iluminação, climatização, isolamento térmico e outros elementos com impacto direto no consumo de energia.

Para o terceiro semestre de implementação da medida, a S.ENERGIA prevê avançar com o lançamento de kits de eficiência. Estes kits, constituídos por conjuntos de equipamentos e dispositivos, têm como objetivo aumentar a eficiência energética dos edifícios. Serão distribuídos gratuitamente a proprietários e gestores de edifícios, auxiliando na gestão e otimização dos consumos energéticos.

No próximo semestre, a S.ENERGIA pretende ainda testar a plataforma online Caderneta Energética. Esta plataforma constituirá uma ferramenta fundamental para a monitorização contínua dos consumos energéticos, permitindo a análise de dados em tempo real e fornecendo elementos valiosos para a tomada de decisões estratégicas na gestão energética dos edifícios.

A implementação da medida Caderneta Energética tem despertado um interesse considerável e uma participação ativa da comunidade local. A colaboração entre a S.ENERGIA e os municípios tem sido um fator chave para o sucesso desta iniciativa, que visa promover a eficiência energética e contribuir para a transição para um modelo mais sustentável e amigo do ambiente.

A S.ENERGIA continuará a trabalhar em estreita colaboração com os municípios parceiros e as Agências de Energia, com o objetivo de alcançar resultados significativos em termos de eficiência energética nos edifícios. A medida Caderneta Energética é apenas uma das várias ações implementadas no âmbito do PPEC, demonstrando o empenho permanente das entidades envolvidas na promoção de uma utilização mais consciente e eficiente da energia eléctrica.

Para mais informações sobre a medida Caderneta Energética e outras iniciativas de eficiência energética em curso, consulte o site da S.ENERGIA.

De seguida, incluímos algumas fotografias que captam momentos das auditorias realizadas.

Comments are closed.