S.ENERGIA com 4 medidas aprovadas na 7ªedição do PPEC

Os resultados agora divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) da 7ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) aprovam 4 das 5 candidaturas apresentadas pela S.ENERGIA, sendo este o número máximo de medidas que é possível  aprovar por uma agência de energia, segundo as regras do PPEC. Estes 4 projetos representam no seu conjunto um volume total de financiamento perto de 1 milhão de euros. 

Os projetos aprovados dividem-se em medidas tangíveis, onde a troca de equipamentos corresponde a uma redução direta do consumo de energia, e em medidas intangíveis, ou seja, em medidas imateriais direcionadas para a mudança comportamentos e procedimentos.

O primeiro projeto das medidas tangíveis aprovadas foi a medida EduLUX 2,3+ onde será financiada a substituição da iluminação interior de escolas de 2º e 3º ciclo e secundárias, promovendo o aumento da eficiência com a troca para tecnologia LED das lâmpadas fluorescentes ainda largamente maioritárias nas nossas escolas. A implementação desta medida prevê a troca de 47.190 lâmpadas tubulares gerando uma economia de energia na ordem dos 3,6 GWh/ano uma economia de cerca de 383.000€/ano. A medida EficiênciaH2O, onde se financia a troca de equipamentos em sistemas de bombagem e circulação de água, como em piscinas ou no abastecimento de águas, aponta para uma poupança energética de cerca de 518 MWh/ano, gerando uma poupança financeira de cerca de 54.000€/ano.

As medidas intangíveis aprovadas foram a NegaWATT: menos é MAIS!, uma medida direcionada às escolas de 2º e 3º ciclo, que recorre à “gamificação” na educação para promover os conceitos de suficiência energética, eficiência energética e energias renováveis, e a Caderneta Energética – Ferramenta para a Gestão e Otimização Energética em Edifícios, que visa instituir um conjunto de procedimento na gestão de energia em edifícios, com auditorias, monitorização de consumos energéticos e programas de manutenção preventiva, integrando conceitos de “Smart Ready Buildings” e integração em plataformas de Smart Cities.

Adicionalmente a S.ENERGIA é ainda parceira em mais 5 medidas promovidas por agências de energia congéneres, a saber: Escape Room Energia, da AMESeixal, onde se adopta o conceito de Escape Room como um instrumento pedagógico para a difusão de boas práticas de eficiência energética; Conselhos com Energia, da AMEAL, que tem como objetivo formar e capacitar funcionários municipais e munícipes para a eficiência energética; Frio eficiente nas lotas e mercados municipais de Portugal, da ENA, que visa a substituição de equipamentos poucos eficientes em sistemas de refrigeração de lotas e mercados; Regadio Eficiente, também da ENA, que visa melhorar a eficiência dos sistemas de bombagem hidráulica para rega, e por último a medida Mais Eficiência – Renovação de Energética nas IPSS, Municípios e Colectividades, da RNAE,  que pretende atuar de uma forma abrangente nos consumos de eletricidade e gás, através da substituição de equipamentos ineficientes por bombas de calor de última geração. 

Este conjunto alargado de medidas vai permitir à S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete atuar nos próximos anos em vários sectores de atividade na promoção ativa da eficiência energética, através do cofinanciamento na substituição de equipamentos mais ineficientes, e na sensibilização da população, com especial enfoque na comunidade escolar, mas também nos utilizadores e gestores de edifícios de serviços em vários sectores, públicos e privados.

Comments are closed.