No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade (SEM2024), a
S.ENERGIA – Agência Regional de Energia dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo
e Alcochete, tem o prazer de organizar a conferência “A Terceira Travessia do Tejo:
Desafios e Oportunidades para a Região”, a realizar-se no dia 2 de outubro de
2024, entre as 15h e as 19h, na Casa da Cidadania Cabós Gonçalves no Barreiro
(Morada: R. da Estação do Barreiro-A, 2830-354 Barreiro). Este evento conta com a
coorganização das Câmaras Municipais do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Objetivo da Conferência
Esta iniciativa pretende discutir os*desafios e oportunidades associados à proposta de
construção da Terceira Travessia sobre o Tejo, que ligará Lisboa ao Barreiro. Este
projeto apresenta-se como uma oportunidade crucial para redefinir a mobilidade de
pessoas e mercadorias, tanto ao nível da Área Metropolitana de Lisboa, como em todo
o País.
Tema da Semana Europeia da Mobilidade 2024: “Espaço Público Partilhado”
Inserida na SEM2024, cujo tema é “Espaço Público Partilhado”, a conferência convida
à reflexão sobre a responsabilidade comum na criação de espaços públicos mais
sustentáveis, inclusivos e acessíveis. Pretende-se debater a importância de um
espaço que acomode todas as pessoas e modos de transporte, promovendo mais
equidade social, segurança rodoviária, menor poluição e melhoria na qualidade de
vida.
Público-Alvo e Participação
O evento contará com a presença de diversos intervenientes, desde representantes da
administração pública até organizações da sociedade civil, cidadãos e especialistas
em mobilidade. A participação de todos os interessados é fundamental para promover
um debate rico e construtivo sobre o impacto da Terceira Travessia na mobilidade e na
sustentabilidade da região.
Programa e Inscrições
Em breve, será disponibilizado o programa detalhado da conferência. As inscrições
são gratuitas, mas obrigatórias, devido à limitação do espaço. Registe-se através do
link:
Contamos com a sua participação para juntos debatermos o futuro da mobilidade na
região!

