A S.ENERGIA, Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, estará presente na Feira das Comunidades Educativas da Moita, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Maio entre as 9:00h – 12:30h e as 13:30h – 17:30h. O evento, que será realizado pela primeira vez no Parque das Salinas – Alhos Vedros, tem como objetivo promover a educação, a cidadania e a sustentabilidade, e contará com a participação de diversas entidades ligadas à educação e ao meio ambiente. Durante os três dias de feira, a S.ENERGIA irá apresentar o seu trabalho na área da energia, com destaque para os projetos desenvolvidos em parceria com as escolas da região. Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre a agência e seus serviços, bem como participar de atividades interativas relacionadas ao tema da energia. A presença da S.ENERGIA na Feira das Comunidades Educativas da Moita reforça o compromisso da agência em promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região. Não deixe de visitar o stand da S.ENERGIA e conhecer mais sobre o trabalho realizado por nós. Na figura abaixo é exposto o cartaz deste ano da Feira.

S.ENERGIA marca presença na Feira das Comunidades Educativas da Moita

A S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete vem por este meio dar a conhecer a medida “+EFICIÊNCIA – Renovação Energética nas IPSS, Municípios, Associações e Coletividades”, promovida pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional). Esta medida é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ªedição), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e decorre de agosto de 2022 a agosto de 2024. A S.ENERGIA é parceiro técnico na implementação da medida “+EFICIÊNCIA”, que foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficiência energética das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Municípios, Associações e Coletividades, através da substituição de iluminação interior por tecnologia LED e por melhoria no aquecimento de Águas Quentes Sanitárias com integração de Bombas de Calor e Painéis Fotovoltaicos dedicados. Prevê-se uma redução de consumos e custos associados, com uma poupança estimada de 60% em iluminação e 30% na caldeira, com a possibilidade de apoio financeiro até 70% a fundo perdido para instalação destas soluções de eficiência energética. Podem consultar o a brochura deste projeto aqui, que caso o considerem de potencial interesse devem entrar em contacto com a S.ENERGIA, através de geral@senergia.pt (+351 210 995 139) ou manifestar diretamente o seu interesse no link seguinte https://forms.office.com/e/74F01b4ji7.

Medida “+EFICIÊNCIA” promovida pela RNAE com o apoio da S.ENERGIA (IPSS, Municípios, Associações e Coletividades)

A S.ENERGIA colabora com o projeto “CEES – Community Energy for Energy Solidarity” por convite da Coopérnico (parceiro nacional do projeto CEES). Este projeto europeu é financiado pelo programa HORIZON 2020 da União Europeia e tem como objetivo apoiar cooperativas e comunidades de energia a criarem e testarem soluções comunitárias que contribuam para a mitigação da pobreza energética. Neste âmbito, os municípios da área de intervenção da S.ENERGIA (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) recebem nas próximas semanas sessões de sensibilização e informação com o tema “Gastar Bem a Energia”. As primeiras sessões realizam-se no Município do Montijo, e a primeira é já esta 5ªfeira, 9 de fevereiro, pelas 15h nas instalações da Casa do Ambiente no Montijo.

Sessão de esclarecimento "Gastar bem a Energia" – 09 de fevereiro MONTIJO

A S.ENERGIA colabora com o projeto “CEES – Community Energy for Energy Solidarity” por convite da Coopérnico (parceiro nacional do projeto CEES). Este projeto europeu é financiado pelo programa HORIZON 2020 da União Europeia e tem como objetivo apoiar cooperativas e comunidades de energia a criarem e testarem soluções comunitárias que contribuam para a mitigação da pobreza energética. Neste âmbito, os municípios da área de intervenção da S.ENERGIA (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) recebem nas próximas semanas sessões de sensibilização e informação com o tema “Gastar Bem a Energia”. As primeiras sessões realizam-se no Município do Montijo, e a primeira é já esta 6ªfeira, 3 de fevereiro, pelas 15h nas instalações da Academia Sénior de Atalaia, Alto Estanqueiro e Jardia.

Sessão de esclarecimento "Gastar bem a Energia" – 03 de fevereiro ATALAIA

Estão abertas inscrições para a formação piloto, no âmbito do projeto EU Erasmus+ “BUILD2050 – Formação para a Construção Sustentável e Saudável para 2050”, coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). A formação visa contribuir para melhorar a construção, renovação e operação de edifícios saudáveis e sustentáveis a nível europeu através do desenvolvimento de formação integrada e transnacional, em colaboração com pessoas de outros países europeus num contexto interdisciplinar. Trata-se de 8 cursos de formação, cada um com a duração de 25 horas, divididas em 5 semanas consecutivas (ou seja, 5 horas cada semana). Destinatários: profissionais de engenharia e arquitetura, funcionários públicos e privados e alunos de pós-graduação e doutoramento, que residam ou trabalhem num dos países parceiros do BUILD2050 (Itália, Alemanha, Grécia, Polônia, Portugal, Suécia). Prazos:– Abertura da chamada: 17 de janeiro de 2023– Prazo de inscrição: 07 de fevereiro de 2023– Comunicação dos resultados do processo de seleção: 21 de fevereiro de 2023 Os cursos são gratuitos e serão ministrados em inglês, entre março de 2023 e abril de 2024. Os participantes devem frequentar os cursos presencialmente na instituição académica do seu país. Será fornecido um certificado de participação a cada formando, no final de cada curso, desde que respeite a frequência obrigatória de 80%. Cada participante pode candidatar-se a um único curso ou a vários cursos. As inscrições serão então analisadas por um comité internacional que selecionará, no máximo, 10 participantes para cada curso. Inscrição: 1. Preencher o formulário online e descarregar, no mesmo documento: 2. CV em Inglês, de preferência no Formato Europeu, indicando as principais áreas de estudo e experiências de trabalho, assim como eventuais participações relevantes em programas de intercâmbio internacionais. 3. Uma carta de apresentação (em Inglês, com um máximo de 300 palavras), contendo uma breve biografia e elencando os principais interesses e experiências (também internacionais) relacionados com as áreas disciplinares a que se refere esta call. Mais informações: https:/ /build2050.weebly.com/ Contacto da equipa do projeto Build2050: build2050@ips.pt  or projectbuild2050@gmail.com

Formação Piloto BUILD2050 | Candidaturas abertas

Ainda dentro da Semana Europeia da Mobilidade, a S.ENERGIA lança a 3ªedição da competição interescolar “PeddyApp – Para a escola a caminhar” em colaboração com as autarquias da sua área de intervenção, continuando a premiar quem mais anda a pé em cada um dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.  O “PeddyApp – Para a escola a caminhar” tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável, incentivando de uma forma original e inovadora, os alunos a deslocarem-se a pé, desde a sua casa até à escola, assim como nas suas atividades fora do âmbito escolar.  Recorrendo à geo-localização, o PeddyApp promove uma competição amigável entre escolas para premiar os alunos que percorreram mais quilómetros durante a competição. Para participar, os alunos dos 2º e 3º Ciclos, Secundário e Profissional ou os membros das comunidades educativa e local, dos concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete, devem fazer o download da aplicação “PeddyApp” gratuita para Android e iOS e registar-se.  A aplicação irá calcular os quilómetros percorridos a pé diariamente, não só nos percursos para a escola, como em todas as deslocações, e os alunos terão ainda na aplicação PeddyApp “pontos estrela” em alguns locais emblemáticos que ajudarão a somar pontos extra para competição. A competição inicia-se a 3 de janeiro e termina a 31 de março de 2023 e para além de premiar os 3 primeiros classificados, premeia também a escola que arrecadar a maior quantidade de quilómetros percorridos.  Faz download da APP, começa a caminhar e podes ganhar um Iphone! A implementação deste projeto nos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete é da responsabilidade da S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, sendo que o projeto “PeddyApp – Para a escola a caminhar” foi uma iniciativa desenvolvida em 2018/2019 pela AMESEIXAL com cofinanciamento do Fundo Ambiental, alargada desde a sua 2ªedição (2020/2021) ao território de intervenção da S.ENERGIA. Mais informação na nossa página web em http://www.senergia.pt/peddyapp/ consulte o regulamento da competição e siga-nos nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

S.ENERGIA lança 3ª Edição da competição PeddyApp – Para a Escola a Caminhar

Neste ano, em que se comemora a 21.ª edição da SEM, o tema escolhido pela Comissão Europeia foi “Melhores Ligações”. Este tema, que é assente em cinco pilares (pessoas, lugares, transportes públicos, planeamento e políticas), remete à multimodalidade salientando as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia e a possibilidade de oferta de soluções de transporte mais eficientes que podem tornar a mobilidade urbana cada vez mais eficiente e sustentável.  O slogan da campanha da SEM é “Combina e Move-te!”, procurando promover o “transporte multimodal”, ou seja, a utilização de diferentes modos, ou meios de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetes e e-scooters. No dia 22 de setembro  (das 14:30 às 17:00) , a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete colabora com o  Município do Barreiro, na campanha da Semana Europeia da Mobilidade de 2022 através da organização de um evento, a ser realizado nas instalações da StartUP Barreiro, o qual integrará as seguintes atividades: – Realização de um Fórum sobre Mobilidade Urbana Sustentável (com apresentações de várias temáticas); ·       “PeddyApp – Para a escola a caminhar”  ·       Mobilidade Eléctrica ·       Rede Ciclável ·       TCB-Transportes Coletivos do Barreiro – Experimentação de viaturas elétricas com o apoio da Caetano Formula e outros veículos de mobilidade suave da S.ENERGIA.

Semana Europeia da Mobilidade 2022 – Barreiro