No âmbito da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a S.ENERGIA lidera a iniciativa EficiênciaH20. Este projeto tem como objetivo
S.ENERGIA impulsiona a eficiência energética nas escolas através da Medida EduLUX
No contexto da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a S.ENERGIA, em colaboração com as Agências de Energia parceiras AGENEAL e EN
S.ENERGIA avança com a Medida Caderneta Energética para a Gestão e Otimização Energética em Edifícios
No âmbito da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a S.ENERGIA, em colaboração com as Agências de Energia, AMESEIXAL, AREANATEJO,
A S.ENERGIA, Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, estará presente na Feira das Comunidades Educativas da Moita, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Maio entre as 9:00h – 12:30h e as 13:30h – 17:30h. O evento, que será realizado pela primeira vez no Parque das Salinas – Alhos Vedros, tem como objetivo promover a educação, a cidadania e a sustentabilidade, e contará com a participação de diversas entidades ligadas à educação e ao meio ambiente. Durante os três dias de feira, a S.ENERGIA irá apresentar o seu trabalho na área da energia, com destaque para os projetos desenvolvidos em parceria com as escolas da região. Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre a agência e seus serviços, bem como participar de atividades interativas relacionadas ao tema da energia. A presença da S.ENERGIA na Feira das Comunidades Educativas da Moita reforça o compromisso da agência em promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região. Não deixe de visitar o stand da S.ENERGIA e conhecer mais sobre o trabalho realizado por nós. Na figura abaixo é exposto o cartaz deste ano da Feira.
S.ENERGIA marca presença na Feira das Comunidades Educativas da Moita
A S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete vem por este meio dar a conhecer a medida “+EFICIÊNCIA – Renovação Energética nas IPSS, Municípios, Associações e Coletividades”, promovida pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional). Esta medida é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ªedição), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e decorre de agosto de 2022 a agosto de 2024. A S.ENERGIA é parceiro técnico na implementação da medida “+EFICIÊNCIA”, que foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficiência energética das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Municípios, Associações e Coletividades, através da substituição de iluminação interior por tecnologia LED e por melhoria no aquecimento de Águas Quentes Sanitárias com integração de Bombas de Calor e Painéis Fotovoltaicos dedicados. Prevê-se uma redução de consumos e custos associados, com uma poupança estimada de 60% em iluminação e 30% na caldeira, com a possibilidade de apoio financeiro até 70% a fundo perdido para instalação destas soluções de eficiência energética. Podem consultar o a brochura deste projeto aqui, que caso o considerem de potencial interesse devem entrar em contacto com a S.ENERGIA, através de geral@senergia.pt (+351 210 995 139) ou manifestar diretamente o seu interesse no link seguinte https://forms.office.com/e/74F01b4ji7.
Medida “+EFICIÊNCIA” promovida pela RNAE com o apoio da S.ENERGIA (IPSS, Municípios, Associações e Coletividades)
A S.ENERGIA colabora com o projeto “CEES – Community Energy for Energy Solidarity” por convite da Coopérnico (parceiro nacional do projeto CEES). Este projeto europeu é financiado pelo programa HORIZON 2020 da União Europeia e tem como objetivo apoiar cooperativas e comunidades de energia a criarem e testarem soluções comunitárias que contribuam para a mitigação da pobreza energética. Neste âmbito, os municípios da área de intervenção da S.ENERGIA (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) recebem nas próximas semanas sessões de sensibilização e informação com o tema “Gastar Bem a Energia”. As primeiras sessões realizam-se no Município do Montijo, e a primeira é já esta 5ªfeira, 9 de fevereiro, pelas 15h nas instalações da Casa do Ambiente no Montijo.
Sessão de esclarecimento "Gastar bem a Energia" – 09 de fevereiro MONTIJO
A S.ENERGIA colabora com o projeto “CEES – Community Energy for Energy Solidarity” por convite da Coopérnico (parceiro nacional do projeto CEES). Este projeto europeu é financiado pelo programa HORIZON 2020 da União Europeia e tem como objetivo apoiar cooperativas e comunidades de energia a criarem e testarem soluções comunitárias que contribuam para a mitigação da pobreza energética. Neste âmbito, os municípios da área de intervenção da S.ENERGIA (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) recebem nas próximas semanas sessões de sensibilização e informação com o tema “Gastar Bem a Energia”. As primeiras sessões realizam-se no Município do Montijo, e a primeira é já esta 6ªfeira, 3 de fevereiro, pelas 15h nas instalações da Academia Sénior de Atalaia, Alto Estanqueiro e Jardia.
Sessão de esclarecimento "Gastar bem a Energia" – 03 de fevereiro ATALAIA
Estão abertas inscrições para a formação piloto, no âmbito do projeto EU Erasmus+ “BUILD2050 – Formação para a Construção Sustentável e Saudável para 2050”, coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). A formação visa contribuir para melhorar a construção, renovação e operação de edifícios saudáveis e sustentáveis a nível europeu através do desenvolvimento de formação integrada e transnacional, em colaboração com pessoas de outros países europeus num contexto interdisciplinar. Trata-se de 8 cursos de formação, cada um com a duração de 25 horas, divididas em 5 semanas consecutivas (ou seja, 5 horas cada semana). Destinatários: profissionais de engenharia e arquitetura, funcionários públicos e privados e alunos de pós-graduação e doutoramento, que residam ou trabalhem num dos países parceiros do BUILD2050 (Itália, Alemanha, Grécia, Polônia, Portugal, Suécia). Prazos:– Abertura da chamada: 17 de janeiro de 2023– Prazo de inscrição: 07 de fevereiro de 2023– Comunicação dos resultados do processo de seleção: 21 de fevereiro de 2023 Os cursos são gratuitos e serão ministrados em inglês, entre março de 2023 e abril de 2024. Os participantes devem frequentar os cursos presencialmente na instituição académica do seu país. Será fornecido um certificado de participação a cada formando, no final de cada curso, desde que respeite a frequência obrigatória de 80%. Cada participante pode candidatar-se a um único curso ou a vários cursos. As inscrições serão então analisadas por um comité internacional que selecionará, no máximo, 10 participantes para cada curso. Inscrição: 1. Preencher o formulário online e descarregar, no mesmo documento: 2. CV em Inglês, de preferência no Formato Europeu, indicando as principais áreas de estudo e experiências de trabalho, assim como eventuais participações relevantes em programas de intercâmbio internacionais. 3. Uma carta de apresentação (em Inglês, com um máximo de 300 palavras), contendo uma breve biografia e elencando os principais interesses e experiências (também internacionais) relacionados com as áreas disciplinares a que se refere esta call. Mais informações: https:/ /build2050.weebly.com/ Contacto da equipa do projeto Build2050: build2050@ips.pt or projectbuild2050@gmail.com
Formação Piloto BUILD2050 | Candidaturas abertas
Ainda dentro da Semana Europeia da Mobilidade, a S.ENERGIA lança a 3ªedição da competição interescolar “PeddyApp – Para a escola a caminhar” em colaboração com as autarquias da sua área de intervenção, continuando a premiar quem mais anda a pé em cada um dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. O “PeddyApp – Para a escola a caminhar” tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável, incentivando de uma forma original e inovadora, os alunos a deslocarem-se a pé, desde a sua casa até à escola, assim como nas suas atividades fora do âmbito escolar. Recorrendo à geo-localização, o PeddyApp promove uma competição amigável entre escolas para premiar os alunos que percorreram mais quilómetros durante a competição. Para participar, os alunos dos 2º e 3º Ciclos, Secundário e Profissional ou os membros das comunidades educativa e local, dos concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete, devem fazer o download da aplicação “PeddyApp” gratuita para Android e iOS e registar-se. A aplicação irá calcular os quilómetros percorridos a pé diariamente, não só nos percursos para a escola, como em todas as deslocações, e os alunos terão ainda na aplicação PeddyApp “pontos estrela” em alguns locais emblemáticos que ajudarão a somar pontos extra para competição. A competição inicia-se a 3 de janeiro e termina a 31 de março de 2023 e para além de premiar os 3 primeiros classificados, premeia também a escola que arrecadar a maior quantidade de quilómetros percorridos. Faz download da APP, começa a caminhar e podes ganhar um Iphone! A implementação deste projeto nos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete é da responsabilidade da S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, sendo que o projeto “PeddyApp – Para a escola a caminhar” foi uma iniciativa desenvolvida em 2018/2019 pela AMESEIXAL com cofinanciamento do Fundo Ambiental, alargada desde a sua 2ªedição (2020/2021) ao território de intervenção da S.ENERGIA. Mais informação na nossa página web em http://www.senergia.pt/peddyapp/ consulte o regulamento da competição e siga-nos nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.
S.ENERGIA lança 3ª Edição da competição PeddyApp – Para a Escola a Caminhar
Neste ano, em que se comemora a 21.ª edição da SEM, o tema escolhido pela Comissão Europeia foi “Melhores Ligações”. Este tema, que é assente em cinco pilares (pessoas, lugares, transportes públicos, planeamento e políticas), remete à multimodalidade salientando as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia e a possibilidade de oferta de soluções de transporte mais eficientes que podem tornar a mobilidade urbana cada vez mais eficiente e sustentável. O slogan da campanha da SEM é “Combina e Move-te!”, procurando promover o “transporte multimodal”, ou seja, a utilização de diferentes modos, ou meios de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetes e e-scooters. No dia 22 de setembro (das 14:30 às 17:00) , a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete colabora com o Município do Barreiro, na campanha da Semana Europeia da Mobilidade de 2022 através da organização de um evento, a ser realizado nas instalações da StartUP Barreiro, o qual integrará as seguintes atividades: – Realização de um Fórum sobre Mobilidade Urbana Sustentável (com apresentações de várias temáticas); · “PeddyApp – Para a escola a caminhar” · Mobilidade Eléctrica · Rede Ciclável · TCB-Transportes Coletivos do Barreiro – Experimentação de viaturas elétricas com o apoio da Caetano Formula e outros veículos de mobilidade suave da S.ENERGIA.
