No dia 28 de novembro, o Plano de Atividades e Orçamento para 2024 foi submetido à apreciação da Assembleia Geral da S.ENERGIA. Durante esta reunião, os membros da assembleia analisaram o plano, discutiram os seus detalhes e deram contributos para a estratégia a ser seguida ao longo do próximo ano, de forma a que esta agência continue a promover a eficiência energética e a sustentabilidade na região. Foi ainda apresentado um ponto de situação da implementação das quatro medidas aprovadas pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) financiadas pela ERSE e definidos os próximos passos, considerando-se que estas medidas “EduLUX 2,3+”, “NegaWATT”, “Caderneta Energética” e “Eficiência H2O” são contributos essenciais para a promoção da eficiência energética e a redução do consumo de energia na região. Durante estas reuniões, também se abordou a temática da pobreza energética, especificamente em relação a dois projetos que a S.ENERGIA acompanha no âmbito  Energy Poverty Advisory Hub (EPAH), o “Ponto de Transição +PRÓXIMO” e “Prescrever uma Habitação Confortável”. Estas iniciativas visam mitigar a pobreza energética e alinham-se estrategicamente com a recém aprovada Estratégia de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética.  Foi ainda salientada a função de Facilitador Técnico que a S.ENERGIA assumiu através da RNAE (Rede Nacional) no programa Vale Eficiência (2ªFase) promovido pelo Fundo Ambiental, a partir de novembro de 2023, estando neste momento a aguardar formação específica para a realização das tarefas associadas.

S.ENERGIA aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2024

Hoje, 16 de setembro, damos o pontapé inicial a mais uma jornada da Semana Europeia da Mobilidade, que culmina com o Dia Europeu Sem Carros a 22 de setembro. Ao longo desta semana, a S.ENERGIA mantém-se em sintonia com as ações empreendidas nos nossos municípios de intervenção, focando-se nas práticas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas localmente. O propósito desta campanha europeia é alavancar mudanças positivas em prol da mobilidade sustentável, valorizando os transportes limpos e soluções de deslocação eficazes. Representa uma oportunidade ímpar para propor alternativas verdes, elucidar desafios locais e avançar em direção a um contexto de transportes mais sustentável na região. Com o apoio contínuo e crescente dos municípios de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, esta iniciativa posiciona-se como um marco na promoção da mobilidade verde, não só na região, mas também em todo o país. Este ano, sob o lema “Eficiência Energética” e com o grito de guerra “Combina e Move-te”, incentivamos todos os municípios a elaborarem os seus planos de ação. Optar pela eficiência energética conduz a uma menor emissão de poluentes! Estes esforços estão alinhados com a visão da Semana Europeia da Mobilidade, que visa a promoção da mobilidade eco-amigável, a valorização dos meios de transporte ativos e a construção de cidades mais harmoniosas. A ação coletiva e a contribuição de cada cidadão são fundamentais para alcançar uma redução significativa no consumo energético, com reflexos positivos na nossa região. As escolhas diárias, ao nível da mobilidade, são essenciais para esta transformação coletiva. Visualize o vídeo promocional desta edição aqui.

Mobilidade Sustentável em Foco: Unidos por um Futuro Mais Verde

Já saiu o novo Aviso relacionado ao Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis, do Fundo Ambiental (FA). Os interessados têm agora até 31 de outubro de 2023, ou até que os 30 milhões de euros alocados se esgotem, para enviar suas candidaturas e concorrer ao incentivo. Reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente, a melhoria dos níveis de conforto para os seus utilizadores, a melhoria da qualidade do ar interior, o benefício para a saúde, a extensão da vida útil dos edifícios, o aumento da sua resiliência, a redução da fatura e da dependência energética do país, bem como a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). São elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação, considerando as seguintes intervenções: 1) Substituição de janelas ineficientes por janelas eficientes, classificadas como “A+” em termos de eficiência energética.2) Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos.3) Sistemas de aquecimento e/ou resfriamento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que utilizem energia renovável, com classificação energética “A+” ou superior.4) Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros dispositivos para a produção de energia renovável para autoconsumo, com ou sem armazenamento.5) Intervenções que visem a eficiência hídrica. Com base nos resultados das fases anteriores, o Programa enfrenta desafios significativos, como diversificar geograficamente os investimentos, implementar medidas em edifícios multifamiliares e adotar medidas passivas (reabilitação térmica das superfícies opacas e envidraçadas). Para enfrentar esses desafios, será estabelecido um sistema de majorações. A S.ENERGIA oferece apoio de forma gratuita, aos cidadãos interessados em enviar suas candidaturas, incluindo esclarecimento de dúvidas técnicas, elegibilidade, preenchimento da candidatura e outros serviços de apoio à submissão das candidaturas.

Novo Aviso do Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis

Com o financiamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a RNAE (Rede Nacional de Agências de Energia) promove, juntamente com a S.ENERGIA atuando como Parceiro Técnico, a medida +EFICIÊNCIA – Renovação Energética nas IPSS, Municípios, Associações e Coletividades nos seus municípios, no âmbito da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC). Durante o 2º semestre de implementação da medida, a S.ENERGIA tem concentrado esforços na angariação de participantes nos municípios onde atua. Até o momento, sete edifícios pertencentes a IPSS, municípios, associações e coletividades aderiram à medida, demonstrando o interesse dessas entidades em melhorar a eficiência energética dos seus espaços. Com o objetivo de iniciar as ações de renovação energética, visitas técnicas foram realizadas em alguns desses edifícios, com o intuito de levantar informações sobre os sistemas de iluminação e aquecimento de água existentes. Esses levantamentos detalhados serão fundamentais para a definição de estratégias personalizadas de eficiência energética e para a identificação de oportunidades de melhoria. No final do 2º semestre, previsto para o final de agosto, e ao longo do próximo semestre, a S.ENERGIA espera angariar mais participantes para a medida +EFICIÊNCIA. Através de parcerias com as entidades locais, a medida busca alcançar um número cada vez maior de edifícios, contribuindo para a redução do consumo de energia e para a melhoria da sustentabilidade. A S.ENERGIA continuará a trabalhar em estreita colaboração com a RNAE e os municípios de ação para expandir a medida +EFICIÊNCIA e garantir uma implementação eficaz. Através dessa iniciativa, espera-se promover uma transformação significativa nos edifícios participantes, proporcionando ambientes mais eficientes, económicos e amigos do ambiente. Fique atento ao website da S.ENERGIA para acompanhar o progresso da medida +EFICIÊNCIA e outras iniciativas de renovação energética em curso. Caso queira saber mais sobre esta medida e participar na mesma, não hesite em contactar-nos através do e-mail geral@senergia.pt ou do contacto telefónico 210 995 139.

Medida +EFICIÊNCIA: S.ENERGIA promove a Renovação Energética em IPSS, Municípios, Associações e Coletividades

Uma medida que foca a Eficiência Energética nas Escolas de uma maneira dinâmica! A S.ENERGIA está a preparar o lançamento público da medida NegaWATT: Menos é MAIS!, uma iniciativa inovadora financiada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em parceria com as Agências de Energia AGENEAL, AMESEIXAL, AREANATEJO, ENA e ENERAREA, no âmbito da 7ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC). A partir de outubro a medida NegaWATT chega às escolas, estando neste momento já inscritas cerca de 40 instituições na Península de Setúbal, Alto Alentejo e Cova da Beira, que no seu conjunto abrangem já mais de 7000 alunos, tendo como objetivos totais a participação de 60 escolas e 8000 alunos. No decorrer do 2º semestre de implementação desta medida estão a ser desenvolvidas as infraestruturas tecnológicas, tanto a app que será a porta de entrada para a participação da comunidade educativa, como as bicicletas estáticas que serão instaladas nas escolas. Toda a solução tecnológica será testada em agosto para garantir que funcione perfeitamente e que em outubro se iniciem as atividades nas escolas com jogos, vídeos e desafios para mostrar como “Menos é MAIS!” no campo da energia. A ideia de que pequenas ações pessoais podem ter um grande impacto coletivo é a base da medida NegaWATT. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a importância de poupar energia e como as suas escolhas diárias podem fazer a diferença através da aplicação e da interação com as bicicletas estáticas. Acompanhe no website da S.ENERGIA para se manter atualizado sobre o progresso da medida NegaWATT e outras iniciativas de eficiência energética em curso.

Medida NegaWATT: Menos é MAIS! promove eficiência energética nas escolas com participação dos alunos

A S.ENERGIA, Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, estará presente na Feira das Comunidades Educativas da Moita, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Maio entre as 9:00h – 12:30h e as 13:30h – 17:30h. O evento, que será realizado pela primeira vez no Parque das Salinas – Alhos Vedros, tem como objetivo promover a educação, a cidadania e a sustentabilidade, e contará com a participação de diversas entidades ligadas à educação e ao meio ambiente. Durante os três dias de feira, a S.ENERGIA irá apresentar o seu trabalho na área da energia, com destaque para os projetos desenvolvidos em parceria com as escolas da região. Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre a agência e seus serviços, bem como participar de atividades interativas relacionadas ao tema da energia. A presença da S.ENERGIA na Feira das Comunidades Educativas da Moita reforça o compromisso da agência em promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região. Não deixe de visitar o stand da S.ENERGIA e conhecer mais sobre o trabalho realizado por nós. Na figura abaixo é exposto o cartaz deste ano da Feira.

S.ENERGIA marca presença na Feira das Comunidades Educativas da Moita