Designação
NegaWATT: menos é MAIS!
Financiamento
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ªedição), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Promotores
S.ENERGIA – Agência Regional de Energia, Município do Barreiro , Município da Moita , Município do Montijo e Município de Alcochete
Parceiros
AGENEAL, AMESEIXAL, AREANATEJO, ENA, ENERAREA
Duração
3 de agosto de 2022 a 3 de agosto de 2024
A medida intangível NegaWATT: menos é MAIS! pretende utilizar a estratégia cada vez mais popular da gamificação na educação para promover os conceitos de “negawatt”, “suficiência energética”, “eficiência energética” e “energias renováveis”, através de desafios diários com recurso a quizzes e tarefas voluntárias, que envolvam situações do dia-a-dia e respetivas escolhas, ajudem na reflexão sobre a comunidade envolvente e que promovam uma maior consciencialização ambiental, tendo como público-alvo os alunos do 2º e 3º ciclo.
De uma forma extremamente sucinta e redutora podemos descrever a medida NegaWATT: menos é MAIS! como sendo uma forma lúdica e inovadora de transmitir conceitos de fundamental importância a alunos do 2º e 3º ciclo de ensino, promovendo, complementarmente, uma competição entre as turmas de 60 escolas, que funcionará por sistema de pontos, atribuídos a cada participante pelas suas ações ao longo da competição.
Ao integrarem esta Competição, que terá uma componente digital mas também uma presença física na escola, os alunos e os apoiantes (professores, pais, auxiliares, funcionários) participam numa competição entre as escolas aderentes, que funcionará por sistema de pontos, atribuídos a cada tarefa e que permitirá a poupança energética e melhoria da eficiência dos sistemas consumidores de energia, sensibilizando para os diferentes conceitos e consequências associadas ao uso da energia e às Alterações Climáticas, premiando no final as escolas e os alunos melhor classificados.
Para encontrar as melhores turmas e Escolas é necessário que os alunos utilizem a APP NegaWATT: menos é MAIS! e todos os seus recursos, de forma a acumularem negaWATTS para as suas turmas e Escolas.





