Ainda dentro da Semana Europeia da Mobilidade, a S.ENERGIA lança a 3ªedição da competição interescolar “PeddyApp – Para a escola a caminhar” em colaboração com as autarquias da sua área de intervenção, continuando a premiar quem mais anda a pé em cada um dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. O “PeddyApp – Para a escola a caminhar” tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável, incentivando de uma forma original e inovadora, os alunos a deslocarem-se a pé, desde a sua casa até à escola, assim como nas suas atividades fora do âmbito escolar. Recorrendo à geo-localização, o PeddyApp promove uma competição amigável entre escolas para premiar os alunos que percorreram mais quilómetros durante a competição. Para participar, os alunos dos 2º e 3º Ciclos, Secundário e Profissional ou os membros das comunidades educativa e local, dos concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete, devem fazer o download da aplicação “PeddyApp” gratuita para Android e iOS e registar-se. A aplicação irá calcular os quilómetros percorridos a pé diariamente, não só nos percursos para a escola, como em todas as deslocações, e os alunos terão ainda na aplicação PeddyApp “pontos estrela” em alguns locais emblemáticos que ajudarão a somar pontos extra para competição. A competição inicia-se a 3 de janeiro e termina a 31 de março de 2023 e para além de premiar os 3 primeiros classificados, premeia também a escola que arrecadar a maior quantidade de quilómetros percorridos. Faz download da APP, começa a caminhar e podes ganhar um Iphone! A implementação deste projeto nos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete é da responsabilidade da S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, sendo que o projeto “PeddyApp – Para a escola a caminhar” foi uma iniciativa desenvolvida em 2018/2019 pela AMESEIXAL com cofinanciamento do Fundo Ambiental, alargada desde a sua 2ªedição (2020/2021) ao território de intervenção da S.ENERGIA. Mais informação na nossa página web em http://www.senergia.pt/peddyapp/ consulte o regulamento da competição e siga-nos nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.
Neste ano, em que se comemora a 21.ª edição da SEM, o tema escolhido pela Comissão Europeia foi “Melhores Ligações”. Este tema, que é assente em cinco pilares (pessoas, lugares, transportes públicos, planeamento e políticas), remete à multimodalidade salientando as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia e a possibilidade de oferta de soluções de transporte mais eficientes que podem tornar a mobilidade urbana cada vez mais eficiente e sustentável. O slogan da campanha da SEM é “Combina e Move-te!”, procurando promover o “transporte multimodal”, ou seja, a utilização de diferentes modos, ou meios de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetes e e-scooters. No dia 22 de setembro (das 14:30 às 17:00) , a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete colabora com o Município do Barreiro, na campanha da Semana Europeia da Mobilidade de 2022 através da organização de um evento, a ser realizado nas instalações da StartUP Barreiro, o qual integrará as seguintes atividades: – Realização de um Fórum sobre Mobilidade Urbana Sustentável (com apresentações de várias temáticas); · “PeddyApp – Para a escola a caminhar” · Mobilidade Eléctrica · Rede Ciclável · TCB-Transportes Coletivos do Barreiro – Experimentação de viaturas elétricas com o apoio da Caetano Formula e outros veículos de mobilidade suave da S.ENERGIA.
