|
|
|
|
Newsletter n.º 54 | Maio de 2025
|
Assembleia Geral aprova Relatório de Exercício e Contas 2024No passado dia 21 de abril de 2025, decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Moita, a 45.ª Assembleia Geral da S.ENERGIA, que contou com a aprovação, por unanimidade, do Relatório de Exercício e Contas relativo ao ano de 2024. Durante a sessão, foram apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, bem como os resultados alcançados pela Agência. O relatório destaca sobretudo o impacto positivo das iniciativas promovidas nas áreas da eficiência energética, combate à pobreza energética e transição energética justa. Este documento reforça o compromisso da S.ENERGIA, que em estreita articulação com os municípios e parceiros locais e regionais, mantém um papel ativo na construção de comunidades mais resilientes e sustentáveis.
|
S.ENERGIA celebra 18 anos ao serviço da eficiência energética e da sustentabilidadeNo passado sábado, 10 de maio, a S.ENERGIA assinalou 18 anos de existência, celebrando quase duas décadas de dedicação à promoção da eficiência energética, da sustentabilidade ambiental e da literacia energética junto das comunidades locais. Ao longo destes anos, a Agência tem desenvolvido projetos e iniciativas que abrangem educação ambiental, apoio técnico a municípios e cidadãos, bem como a capacitação para a transição energética justa e inclusiva. Este marco representa o compromisso contínuo com um futuro mais sustentável e resiliente, e reforça o papel da S.ENERGIA enquanto agente ativo, próximo das pessoas e das entidades, nos territórios que serve. Nesta edição, destacamos alguns dos projetos que espelham o percurso construído com os nossos parceiros e comunidades ao longo destes 18 anos.
|
Balcão S.ENERGIA + Próximo já está em funcionamentoNo passado dia 13 de março, a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia, em parceria com os municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, inaugurou o Balcão S.ENERGIA + Próximo — um novo serviço gratuito de aconselhamento personalizado em eficiência energética, mobilidade sustentável e energias renováveis. Este espaço de proximidade integra a Rede Espaço Energia, coordenada pela ADENE – Agência para a Energia, e tem como missão sensibilizar os cidadãos para o uso consciente da energia, facilitando o acesso a informação técnica, incentivos e boas práticas que contribuam para a redução do consumo energético e dos custos associados. Foi com grande satisfação que assinalámos a inauguração com casa cheia, contando com a honrosa presença da Sra. Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca, reforçando a importância da proximidade no apoio aos cidadãos e no combate à pobreza energética. Até à data desta newsletter, o Balcão S.ENERGIA + Próximo já realizou cerca de 40 atendimentos nos municípios parceiros, com especial destaque para pedidos de apoio no âmbito de avisos de financiamento, procura de incentivos disponíveis para medidas de melhoria e apoio ao nível da fatura de energia. Realçamos ainda que, o Balcão S.ENERGIA + Próximo (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) viu recentemente a aprovação das suas candidaturas ao aviso disponível do Fundo Ambiental, que apoiará os seus primeiros 2 anos de funcionamento. No próximo dia 4 de junho, pelas 15h, a S.ENERGIA dinamizará uma sessão de sensibilização sobre literacia energética, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, numa iniciativa realizada em parceria com a Câmara Municipal da Moita. Esta ação insere-se na missão do Balcão de informar, capacitar e aproximar a população das soluções energéticas mais eficientes e sustentáveis.
|
Plataforma da Caderneta Energética já em funcionamentoFoi recentemente atingido um marco importante no desenvolvimento da medida Caderneta Energética, com a operacionalização da plataforma digital de suporte ao projeto. Esta nova ferramenta será central na gestão energética e operacional de edifícios municipais e de outras instituições aderentes, facilitando a monitorização e a tomada de decisões mais eficientes. Nos passados dias 6 e 27 de maio, a S.ENERGIA promoveu duas ações de formação dirigidas aos parceiros da medida, focada na utilização da plataforma. A sessão contou com a presença de técnicos das agências de energia ENA, AREANATEJO e AMESEIXAL. Esta plataforma permite centralizar e simplificar a análise dos consumos energéticos, tornando mais eficaz a gestão de energia em edifícios públicos. Os 65 edifícios abrangidos pela medida beneficiam ainda de equipamentos de monitorização avançada, como Smart Meters e sistemas Smart Control orientados para o conforto térmico e a eficiência energética. Esta medida Caderneta Energética é promovida pela S.ENERGIA e financiada pela ERSE no âmbito do PPEC. Para mais informações, visite: www.caderneta-energetica.senergia.pt
|
Eficiência H2O: Novas bombas instaladas nas Piscinas MunicipaisNo âmbito do projeto Eficiência H2O, foram recentemente instaladas cinco novas bombas de filtragem de alta eficiência nas Piscinas Municipais de Alcochete e Barreiro. Esta iniciativa tem como principal objetivo promover a eficiência energética em sistemas de bombagem, particularmente em equipamentos com funcionamento contínuo e elevado consumo energético. As primeiras medições revelam já reduções de consumo energético promissoras, reforçando o potencial desta medida para gerar poupança energética e ganhos ambientais significativos. A S.ENERGIA continua assim a investir na otimização de infraestruturas municipais, contribuindo para uma gestão mais sustentável dos recursos e para a transição energética local. Esta medida Eficiência H2O é promovida pela S.ENERGIA e financiada pela ERSE no âmbito do PPEC.
|
NegaWATT: Mais de 6.000 alunos mobilizados pela eficiência energéticaA medida NegaWATT desafiou alunos, professores e encarregados de educação a explorar os temas da eficiência energética, suficiência energética e energias renováveis de forma inovadora e lúdica. Ao longo de 4 semanas, através de uma aplicação móvel e de uma bicicleta estática que gera eletricidade, os participantes acumularam “NegaWatts” ao responder a desafios como jogos, vídeos, questionários e outras atividades educativas. Esta edição da medida percorreu 47 escolas da Península de Setúbal, Alto Alentejo e Cova da Beira, com a participação de:
• 6.127 alunos
• 1.174 turmas
• 430 encarregados de educação
• 237 professores
Ranking das escolas vencedoras: 1. Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto (Fundão) 2. Externato Capitão Santiago de Carvalho (Fundão) 3. Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Seixal) 4. Agrupamento de Escolas do Gavião (Gavião) 5. Agrupamento de Escolas do Crato (Crato) 6. Escola Básica José Afonso (Moita) 7. Escola Básica Vale Rosal (Almada) 8. Escola Secundária du Bocage (Setúbal) O NegaWATT é uma medida promovida pela S.ENERGIA, em parceria com as agências congéneres AGENEAL, AMESEIXAL, AREANATEJO, ENA e ENERAREA, e financiado pelo PPEC, da ERSE.
|
EduLUX 2,3+: Concluída a fase de verificação e mediçõesFoi concluída, na última semana de maio, a fase de verificação e medições da medida tangível "EduLUX 2,3+ – Eficiência Energética na Iluminação Interior de Escolas";, entrando agora o projeto na etapa de análise de resultados e poupanças obtidas. Esta medida visa melhorou a eficiência energética na iluminação interior de, 49 estabelecimentos de ensino, abrangendo escolas do 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e ensino superior. Além da poupança energética, a intervenção contribuiu também para a melhoria das condições de conforto e visibilidade nos espaços escolares. A ação centrou-se na substituição de lâmpadas fluorescentes tubulares do tipo T8 por tecnologia LED, através da instalação de tubos LED, numa solução que permite uma intervenção direta e eficaz, com redução significativa de custos de implementação. Resultados alcançados até ao momento:
• 47.216 lâmpadas substituídas
• 49 escolas intervencionadas
• Municípios envolvidos: Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Setúbal,
• Palmela, Almada e Loures
• Intervenções também realizadas em instituições de ensino superior, como o
• Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
Esta medida EduLUX 2,3+ é promovida pela S.ENERGIA e financiada pela ERSE no âmbito do PPEC. Este é mais um passo firme na promoção da eficiência energética no setor da educação, demonstrando o compromisso da S.ENERGIA e dos seus parceiros com a transição energética e o conforto dos espaços de aprendizagem.
|
Frio Eficiente: Apresentação pública dos resultados com participação da S.ENERGIANo próximo dia 3 de junho de 2025, terá lugar a apresentação pública dos resultados da medida "Frio Eficiente nas Lotas e Mercados Municipais de Portugal" com sessões agendadas para:
• 10h00 – Docapesca, Sesimbra
• 14h30 – Mercado Municipal 1.º de Maio, Barreiro
O evento contará com visitas técnicas aos dois locais, onde serão destacadas as soluções de eficiência energética implementadas nos sistemas de refrigeração, com vista à melhoria do desempenho energético e à redução do consumo de energia. Através desta Medida Frio Eficiente, promovida pela ENA, financiada pela ERSE no âmbito do PPEC, foram intervencionadas 20 câmaras frigoríficas em oito mercados municipais – nas freguesias do Barreiro (1º de maio, Lavradio), Moita (Moita e Baixa da Banheira Sul), Palmela (Palmela e Pinhal Novo), Montijo e Alcochete – e três lotas geridas pela Docapesca, localizadas em Sesimbra, Sines e Setúbal. A S.ENERGIA foi parceiro local na implementação desta medida, que surge como resposta à elevada exigência energética dos sistemas de frio presentes em lotas e mercados municipais — equipamentos que funcionam 24 horas por dia, 365 dias por ano, muitas vezes com tecnologias obsoletas e sistemas de controlo desajustados face às reais necessidades operacionais. Esta ação reflete o compromisso em contribuir para a modernização energética dos equipamentos municipais, apoiando soluções com impacto direto na eficiência, sustentabilidade e competitividade local.
|
Escape Room Energia: Aprender sobre energia… enquanto se tenta escapar!A antiga Fábrica da Mundet, no Seixal, acolhe agora o inovador Escape Room Energia, uma experiência interativa, educativa e gratuita com o lema: “O tempo está a esgotar! Consegues salvar a Mundet?” Durante 50 minutos, os participantes enfrentam o desafio de restaurar a energia durante uma falha elétrica, seguindo pistas e resolvendo enigmas em equipa. Uma forma lúdica e envolvente de aprender sobre eficiência energética, através de um jogo que alia aventura, raciocínio e cooperação. A S.ENERGIA é parceira local nesta iniciativa, promovida no âmbito da medida intangível “Escape Room Energia”, que visa sensibilizar para o uso consciente da energia e reforçar a literacia energética junto da comunidade. Até à primeira semana de junho, terão visitado o Escape Room Energia cerca de 400 alunos de 6 escolas dos municípios do Barreiro, Moita e Montijo. A medida Escape Room Energia é financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e está disponível gratuitamente mediante marcação prévia. Quem pode participar?
• Segunda a sexta-feira: sessões para a comunidade educativa
• Fins de semana: sessões abertas ao público em geral
Todas as sessões requerem marcação prévia. Faz já a tua reserva em: www.escaperoomenergia.pt
|
Esta mensagem foi enviada automaticamente pela S.ENERGIA. De acordo com a Legislação Nacional sobre Comunicações Eletrónicas (Decreto-Lei nº 7/2004), poderá solicitar a remoção do seu endereço em: Cancelar subscrição. Conheça a nossa Política de Privacidade.
|
|
|
|
|
|
|