Mensagem do Presidente do Conselho de Administração 2015-17

Bruno Vitorino

Bruno Vitorino

Vereador da Câmara Municipal do Barreiro
As palavras do Presidente do Conselho de Administração

“A atividade das Agências de Energia constitui, na prática, um serviço público na definição e implementação de políticas regionais, nacionais e europeias de eficiência energética e energias renováveis. Esta característica releva-se facilmente no papel das Agências de Energia como grandes catalisadores do crescimento e da promoção do Pacto de Autarcas, sendo a sua experiência técnica determinante para assegurar não só construção de Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) de boa qualidade como também da sua boa implementação.

O seu papel de diálogo e trabalho colaborativo, em especial com as autarquias, mas também os demais atores locais e população geral revela-se insubstituível na sensibilização e auxílio prático à adoção dos melhores comportamentos e das soluções técnicas, para a construção de um território ambientalmente mais sustentável.

A atividade da S.energia é também marcada pelos ciclos dos programas de financiamento, e o ano de 2016 não constituirá uma exceção. O fim dos projetos EcoBombeiros e Conhecer&Agir corresponde, também, à constituição de novas parcerias para a elaboração de novas candidaturas a financiamentos pelo PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

Estes somam-se assim a um conjunto de candidaturas já submetidas ou em preparação, tanto a nível nacional como europeu, que não substituem o papel dos municípios, e que sendo aprovadas constituirão, um reforço substancial para a melhoria da qualidade da intervenção da S.energia, quer na sua capacidade de atuar no território e nas instituições, quer de promover a informação e formação da população e suas associações, bem como de auxiliar as empresas e demais entidades a adotar as práticas energeticamente mais sustentáveis. “

Tags: No tags

Comments are closed.