Bruno Vitorino
“A atividade das Agências de Energia constitui, na prática, um serviço público na definição e implementação de políticas regionais, nacionais e europeias de eficiência energética e energias renováveis. Esta característica releva-se facilmente no papel das Agências de Energia como grandes catalisadores do crescimento e da promoção do Pacto de Autarcas, sendo a sua experiência técnica determinante para assegurar não só construção de Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) de boa qualidade como também da sua boa implementação.
O seu papel de diálogo e trabalho colaborativo, em especial com as autarquias, mas também os demais atores locais e população geral revela-se insubstituível na sensibilização e auxílio prático à adoção dos melhores comportamentos e das soluções técnicas, para a construção de um território ambientalmente mais sustentável.
A atividade da S.energia é também marcada pelos ciclos dos programas de financiamento, e o ano de 2016 não constituirá uma exceção. O fim dos projetos EcoBombeiros e Conhecer&Agir corresponde, também, à constituição de novas parcerias para a elaboração de novas candidaturas a financiamentos pelo PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.
Estes somam-se assim a um conjunto de candidaturas já submetidas ou em preparação, tanto a nível nacional como europeu, que não substituem o papel dos municípios, e que sendo aprovadas constituirão, um reforço substancial para a melhoria da qualidade da intervenção da S.energia, quer na sua capacidade de atuar no território e nas instituições, quer de promover a informação e formação da população e suas associações, bem como de auxiliar as empresas e demais entidades a adotar as práticas energeticamente mais sustentáveis. “
